Proposta de redação do ENEM 2010

Texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da lingua portuguesa sobre o tema O Trabalho na Construção da Dignidade Humana.

Dignidade Humana X Trabalho Informal

A formiga que trabalhava e a cigarra que cantava... Todos nós, ou quase todos, conhecemos o final dessa fábula, onde  a formiga passa o seu período do inverno alimentando-se e aquecida em seu formigueiro, enquanto a cigarra passa (sofre) frio e fome. A formiga aproveitou a disponibilidade de serviço e adaptou-a de acordo com sua necessidade.

Cada pessoa pode escolher o seu emprego de acordo com a sua qualificação e disponibilidade no mercado de trabalho, tendo em vista as condições trabalhistas, o salário. O trabalho escolhido tem funções específicas, acordos entre empregador e assalariado. Mantêm-se em serviço quem quer e/ou necessita do pagamento para subsidiar-se. Assim, o trabalhador dependente do seu trabalho digno ou não, admite perder sua dignidade humana ou não.

A Consolidação das Leis Trabalhistas rege uma serie de leis e direitos em defesa e para o trabalhador. Todavia, nem sempre esse possui carteira de trabalho assinada ou qualificação; passando a ser discriminado, recebendo salário abaixo do piso, trabalhando por conta própria ou não, mas, na informalidade. As leis e garantias dessa Consolidação não se aplicam a trabalhadores informais, que muitas vezes agem de maneira equivocada - talvez por ignorância, em péssimas condições de vida e muitos sendo explorados por esse modo de produção capitalista que não sobrevive sem a mais valia.

É preciso que o Estado aumente o acesso à educação básica e profissionalizante gerando também políticas públicas que combatam a informalidade trabalhista para que assim o trabalho possa construir dignidade humana.

(Finda-se o texto com 28 linhas)

Você me daria qual nota, de 0 a 100%??
=D